sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Estilo Provençal- o rural francês

Ah, os campos de lavanda....
Uma amiga querida me ligou hoje, pedindo para ajudá-la na escolha da cortina e estofados para o seu quarto (adouro!!!!) e me falou que os seus móveis são todos em estilo Provençal. E como eu adoro esse estilo!
Então, mais uma vez falando sobre deocração, coisinhas de casa e todas essas delícias, resolvi contar um pouquinho desse estilo para vocês. Por que, afinal, cultura nunca é demais, não é mesmo?

Anyway.....
Provençal vem de Provence, região situada no sul da França que batizou esse estilo simples e romântico de decorar. E esse mesmo cenário encantador serviu de inspiração para algumas obras de Van Gogh. Na culinária a Provence contribuiu com o conhecido mix de ervas aromáticas que são o tempero-base da cozinha mediterrânea, as Herbs de Provence, ou ainda, "bouquet garnit" para os conhecedores da culinária.

bouquet garni - principais ingredientes: tomilho, louro, salsa

Da falta de condição financeira em algumas regiões da França surgiu uma alternativa criativa. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira, mas com o tempo a pátina se desgastava e o móvel adquiria aquela aparência que criou o estilo. Quando Maria Antonieta mandou construir nos jardins de Versailles sua “pequena vila”, e a decorou dessa maneira, o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.
Maria Antonieta by jana magalhaes uma fofura só!

Mas, voltando ao tema....


Tons pastel de azul, lavanda e rosa se misturam ao branco dos móveis.
Além da pátina, o estilo se compõe das estampas em tons suaves de azul, verde e rosa, listras e cenas rurais chamadas de toile de jouy, todas aplicadas aos tecidos e às louças que completam o charme do estilo rural francês.

Estampas
Aparelho de jantar Schmidt
“A mais típica é o Toile de Jouy, que retrata cenas cotidianas em uma só cor sobre fundo cru. As flores também são bastante comuns”, explica Daniella, que sugere usar tecidos com esses desenhos em almofadas ou papel de parede e combiná-los com elementos listrados.
Tecido para almofada Karsten
Tecido Sarja Supreme Toile Donatelli
Salão na Austrália - decór inspired by Maria Antonieta

E aí, gostaram do estilo? Beijos e até a próxima!




2 Comentários. Comente também!:

Blog - util.necessario - Ana disse...

A M E I !!!!!
Pode continuar com as "aulas"que eu adorei.
Bjs,

Mariana disse...

Oi Ana,

Vou me dedicar entào ãs aulinhas de decor... Beijocas!