sexta-feira, 5 de março de 2010

ITINERÁRIO DO LAR

Para quem não sabe o que significa o termo:
" Itinerário - adj. Relativo a caminhos: medidas itinerárias. S.m. Roteiro de uma viagem: estabelecer seu itinerário." Pelas palavras do nosso dicionário online de português.

E quem me conhece bem, sabe que eu adoro uma palavrinha difícil. Mas essa aí, significa simplesmente agenda, roteiro, diretriz (olha eu de novo, mas fala sério: é chique de doer, né?). Sempre que uma empregada começa lá em casa, imprimo a minha listinha das tarefas do lar para a semana toda e, até que a Creuza grave tudo, ela fica lá, pregada na minha geladeira. É que, como eu trabalho o dia inteiro e saio de casa muito cedo, é praticamente inviável falar todos os dias o que ela deve fazer. Fora que eu não tenho paciência prá isso. Então, antes de sair eu só mostro a folhinha, vejo se ela tem alguma dúvida e me mando!
É claro que, nos dias de faxina, eu tiro um tempinho extra para explicar sobre os produtos pra cada local e, se for o caso, eu até etiqueto os produtos. Assim: desinfetante - limpeza dos pisos dos banheiros e cozinha/área de serviço; lustra móveis - móveis de madeira, etc e tals. ssim eu evito surpresas desagradáveis como manchas em pisos, sofás e outros.

Assim para ajudá-las nessa tarefinha, estou disponibilizando aqui, a transcrição do itinerário lá de casa, que funciona super bem. Vocês poderão, é claro, adaptá-los às necessidades de vocês. Cada casa funciona de uma maneira, então não dá prá ser tudo igual, né?

Vamos ao que interessa:

Tarefas


Segunda-feira


Pela Manhã:* Café-da-manhã.

* Limpeza geral da casa

* Limpeza geral dos banheiros estendendo toalhas úmidas, recolhendo os lixos, lavando as pias e vasos.

* Almoço: verificar cardápios montados


À Tarde:
* Bater roupa na máquina e lavar as peças delicadas na mão (limpar sempre a máquina após o uso com álcool).

* Passar roupas.

* Preparar o lanche



Terça-feira


Pela Manhã:
* Café-da-manhã.

* Limpeza geral da casa

* Limpeza geral dos banheiros estendendo toalhas úmidas, recolhendo os lixos, lavando as pias e vasos.

* Almoço: verificar cardápios montados


À Tarde:


* Passar roupa

* Preparar o lanche

Quarta-feira


Pela Manhã:
* Café-da-manhã.

* Limpeza geral da casa

* Limpeza geral dos banheiros estendendo toalhas úmidas, recolhendo os lixos, lavando as pias e vasos.

* Almoço: verificar cardápios montados

Tarde:

* Bater roupa na máquina e lavar peças delicadas na mão

* Limpar vidros, espelhos e pratas.

* Preparar o lanche



Quinta-feira


Pela Manhã:
* Café-da-manhã.

* Arrumação geral da casa

* Faxina pesada dos banheiros: lavar boxe, pano no chão, troca de toalhas.

* Almoço: verificar cardápios montados


Tarde:

* Faxina da sala e lavabo.
* Preparar o lanche.


Sexta-Feira


Pela Manhã:

* Café-da-manhã.

* Faxina nos quartos trocando roupas de cama.

* Almoço: verificar cardápios montados


Tarde:


* Faxina na área de serviço e cozinha.

* Preparar lanche.
 Sábado


Pela Manhã:

* Café-da-manhã.

* Limpeza da casa

* Preparar comida para o domingo

* Lavar folhas, verduras e frutas e organizar geladeira.


***** Tarefas mensais **************************

 
- Virar e limpar os colchões, trocando o protetor de colchões e travesseiros

- Limpeza das pratas

- Limpeza e arrumação dos armários cozinha e área de serviço

- Limpar pratas expostas, bandejas e travessas guardadas.

- Lavagem dos vidros.

Até a próxima!


0 Comentários. Comente também!: