quarta-feira, 3 de março de 2010

Elas, nossas secretárias do lar!

Elas são necessárias e, em alguns casos como o meu, indispensáveis.
As empregadas domésticas estão cada dia mais raras e difíceis de se contratar, pois fazem uma série de exigências sem fim que, você fica se perguntando: ela precisa mesmo trabalhar????
Pois bem amigas, tendo em vista a excassez no mercado, temos que nos adaptar, cada dia mais às demandas dessa classe trabalhadora. Tenho várias amigas que trocam de empregada a cada 03 meses, pegam indicações em agências de empregos (que, de própria experiência, não servem para nada - já tive até ladra lá em casa vindo de agência) e, mesmo assim, não se acertam com as "ditas cujas".
É o seguinte, temos que considerar também, que, a classe em questão, não é lá tão instruída e, portanto, para conseguir sobreviver nos nossos lares, têm que ser bem orientadas. Isso mesmo: orientadas! 
De nada adianta achar que você vai encontrar a "Creusa" dos seus sonhos como num passe de mágica! Você pode sim, transformar a sua funcionária em uma excelente empregada, se der a ela as informações necessárias. Esse é um tópico extenso e eu terei que discorrer em outros posts sobre ele. Mas, de maneira geral, sugiro que comece assim:

1° - Na entrevista, imprescindível identificar se as suas necessidades estão alinhadas com a disponibilidade da criatura (de nada adianta contratar uma funcionária que não dorme no serviço, se você necessita de uma com esse perfil);
2° - Cheque todas as referências ligando para os ex-patrões e, importantíssimo, dê preferência sim às que têm referência e tempo de experiência em carteira (eu pago tudo certinho, nunca tive problemas com isso);
3°- Observe o asseio e a aparência pessoal. Normalmente, a primeira impressão é o que corresponde à maneira que a pessoa irá se apresentar no dia a dia (se tá fedida na entrevista, é porque fede mesmo);
4°- Sugiro que estipule a utilização do uniforme. Essa vestimenta determina os limtes entre "funcionário" e "patrão". Nãoprecisa ser aqueles cheio de babadinhos saias e etc. Na minha casa, adotei a bermuda e a camiseta brancas, que são bartas, duram bastante, fáceis de limpar e elas se sentem melhor do que os tradicionais "vestidinhos";
5° - Determine claramente quais as atividades que a funcionária irá desempenhasr, dias, horário de início e término. Esclareça também sobre folgas, feriados, dias santos, horas extras, etc;
6°- Empregada contratada. Aleluía, sangue de Jesus tem poder... (Será que agora vai???). a partir deste momento, começa o seu trabalho: conhecer toda a legislação trabalhista e elaborar as rotinas da casa, cardápois e afins, que falaremos em outros posts!
Espero tê-las ajudado. Até a próxima!

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